Com novas inundações no norte, número de mortes por chuvas chega a 91 no Peru

Lima, 27 mar (EFE).- O número de mortes causadas pelas intensas chuvas no Peru chegou a 91, após as inundações na região nortista de Piura, onde ocorreu uma nova morte no domingo, segundo informou o último boletim do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN).

O rio Piura transbordou na região litorânea de mesmo nome, após alcançar níveis históricos, e provocou a morte de uma pessoa na cidade de Morroponcillo, segundo declarou à imprensa o porta-voz do COEN, Jorge Chávez.

"Ontem (domingo) foi informado que na cidade de Morroponcillo houve uma vítima, por isso é possível ver nos dados que os falecidos subiram para 91", afirmou Chávez.

O porta-voz afirmou que a chuva de 15 horas que atingiu Piura entre sábado e domingo "é a mais alta desde os dois fenômenos El Niño, de 1983-84 e 1997-98" e que "choveu com uma intensidade dobrada".

Chávez informou que as equipes de resgate trabalham na evacuação de aproximadamente mil pessoas nas cidades de Catacaos e Piura, muitas delas abrigadas nos tetos de suas casas porque a inundação chega a dois metros de altura nas ruas.

Na cidade de Piura há cerca de 10 mil afetados e em Catacaos esse número chega a quase 20 mil, indicou o porta-voz oficial. Em nível nacional, o número de afetados subiu para 122.788 pessoas, segundo os dados atualizados desde dezembro passado até hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos