Topo

Jornalistas ibero-americanos recebem hoje em Madri os prêmios Rei da Espanha

27/03/2017 05h12

Madri, 27 mar (EFE).- Jornalistas de vários países ibero-americanos receberão nesta segunda-feira em Madri os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha das mãos do monarca Felipe VI e verão assim reconhecido seu trabalho social.

Neste ano os premiados na 34ª edição dos prêmios são informadores e comunicadores de sete nacionalidades e em seus trabalhos, escolhidos por um júri entre 196 candidatos, predomina a preocupação com os temas sociais e os dramas humanos.

Estes prêmios são convocados anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), dependente do Ministério das Relações Exteriores.

Na seção de Imprensa, o prêmio é do brasileiro Vinícius Jorge Carneiro Sassine; enquanto em Televisão o agraciado é o mexicano Carlos Loret de Mola, e na modalidade de Rádio o espanhol Jordi Basté.

Na categoria de Fotografia o ganhador é o cubano Yander Alberto Zamora de los Reyes, e em Jornalismo Digital foi reconhecido o trabalho do espanhol Gregorio Rodríguez Ramos.

Além disso, o júri concedeu uma menção honorária a um trabalho interativo do boliviano Genciano Pedriel Jare e do espanhol Javier Sauras.

Já oPrêmio Especial Ibero-americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável ficará com a colombiana Patricia Gómez.

Além disso, a escritora uruguaio-espanhola Carmen Posadas receberá o Prêmio Ibero-Americano de Jornalismo, enquanto o Prêmio Don Quixote reconhece o escritor, jornalista e acadêmico espanhol Arturo Pérez-Reverte.

Os Prêmios são patrocinados pelo grupo internacional de construção e concessões OHL, dotados com 6.000 euros cada um, além de uma escultura de bronze de Joaquín Vaquero Turcios, com exceção do de Jornalismo Ambiental, que é patrocinado pela Fundação Aquae.

Já o Prêmio Don Quixote está dotado com 9.000 euros, patrocinado pela empresa pública espanhola Tragsa, e o Prêmio Ibero-americano de Jornalismo é um oferecimento da empresa de consultoria Llorente & Cuenca.

O rei Felipe VI fará um discurso hoje na cerimônia de entrega, na qual também tomarão a palavra o ministro das Relações Exteriores, Alfonso Dastis, e o presidente da Agência Efe, José Antonio Vera. EFE

jgb/rsd