Topo

Mogherini defende solução dos dois Estados como a mais "pragmática"

29/03/2017 12h35

Sweime (Jordânia), 29 mar (EFE).- A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, defendeu nest quarta-feira durante um comparecimento na 28ª cúpula da Liga Árabe a solução dos dois Estados como a mais "pragmática" para o conflito palestino-israelense.

Os dois Estados "é a solução pragmática ao conflito e qualquer mudança nas fronteiras de 1967, sobretudo em Jerusalém, deve ser considerada a partir das negociações", afirmou a alta representante para a Política Externa europeia.

Mogherini acrescentou que a UE tem como "máxima prioridade" que se chegue a esta solução pacífica entre palestinos e israelenses.

Para isso, disse que a UE "seguirá comprometida" com este objetivo "em cooperação com nossos colegas americanos", já que "agora mais do que nunca" é necessária a cooperação entre o mundo árabe e a UE.

A 28ª cúpula árabe conta com a participação de 16 líderes da região e tem como um de seus principais pontos da agenda impulsionar as reivindicações da Palestina diante da postura israelense, respaldada pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ao encontro também estiveram convidados representantes de organizações internacionais, como o secretário-geral da ONU, António Guterres.