Turquia anuncia fim da operação "Escudo do Eufrates" na Síria

Istambul, 29 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, declarou nesta quarta-feira como "encerrada" a operação "Escudo do Eufrates" na Síria, lançada em agosto do ano passado, esclarecendo que, se continuar lutando contra o Estado Islâmico (EI), considerará uma operação distinta com outro nome.

"Com a operação 'Escudo do Eufrates' se pôs sob controle um espaço de 2.015 quilômetros quadrados, que foi entregue ao Exército Livre da Síria. Os sírios que voltam para ali da Turquia já levam uma vida normal", afirmou o chefe do governo em entrevista transmitida ao vivo na emissora "NTV".

"Se depois disto fizermos uma nova ação por detectar uma nova ameaça do EI contra nossa segurança, seria uma nova operação. A 'Escudo do Eufrates' terminou. Se houver uma nova operação depois, terá outro nome", detalhou.

Yildirim fez esta declaração pouco depois que o Conselho de Segurança Nacional, que reúne altos cargos militares e governamentais, declarou em mensagem escrito que a operação havia "concluído com sucesso", mas não esclareceu se as tropas turcas se retirariam da Síria.

O mesmo comunicado ressaltou que empregar as milícias curdo-sírias Unidades de Defesa Popular (YPG) na luta contra o EI "não contribui à paz e segurança na Síria, mas será causa em médio e longo prazo de novos problemas".

A declaração é divulgada um dia antes da visita do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, cujo país respalda às YPG há anos para fazer o EI retroceder no norte da Síria.

A operação "Escudo do Eufrates" começou em agosto do ano passado para tomar a cidade de Jarabulus, o maior bastião jihadista perto da fronteira turca, e se estendeu à região ao nordeste de Aleppo, onde a Turquia combate junto a milícias opostas ao regime sírio.

O avanço turco concluiu com um longo cerco à cidade de Al Bab, cerca de 30 quilômetros ao sul da fronteira turca, que foi conquistada no final de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos