Topo

Oeste da Turquia é sacudido por 2 terremotos que causam pânico na população

21/04/2017 14h27

Istambul, 21 abr (EFE).- A província de Manisa, na parte oeste da Turquia, foi sacudida nesta sexta-feira por dois terremotos, ambos com magnitude 5,1 na escala Richter, que provocaram pânico na população, mas não há registro de feridos, segundo as primeiras informações.

O epicentro do primeiro tremor, que aconteceu às 13h09 GMT (10h09 de Brasília), foi localizado a 5,5 quilômetros de profundidade no município de Selendi, 150 quilômetros ao leste da capital estadual de Manisa, de acordo com informações do observatório sísmico de Kandilli.

O segundo ocorreu uma hora depois, às 14h12 GMT (11h12 de Brasília), com o epicentro na própria Manisa, uma cidade de 1 milhão de habitantes situada a cerca de 20 quilômetros de Esmirna, a terceira maior cidade do país.

O primeiro terremoto também foi sentido nas províncias vizinhas, até uma distância de 200 quilômetros, e causou certo pânico na população.

As autoridades locais confirmaram ao jornal "Hürriyet" que não há informações sobre feridos e que o abalo sísmico, aparentemente, não causou danos materiais significativos.

Já o segundo tremor aconteceu perto de uma grande cidade, o que gerou grande pânico e fez com que muitos moradores deixassem suas casas e escritórios de forma precipitada. No entanto, segundo as primeiras informações difundidas pela emissora "NTV", o tremor também não causou vítimas.

Em algumas casas sugiram rachaduras e os especialistas pediram aos cidadãos que informassem às autoridades sobre danos em suas residências.

Entre os dois terremotos houve cinco tremores com magnitudes entre 2,4 e 3,2 na mesma região, segundo o registro de Kandilli, e os especialistas preveem que ainda ocorrerão outras réplicas.