Montanhista resgatado no Nepal celebra 21 anos com desejo de ajudar os demais

Katmandu, 28 abr (EFE).- O montanhista taiwanês Lucky Liang comemorou nesta sexta-feira seu aniversário de 21 anos no hospital do Nepal onde está internado após passar 47 dias desaparecido no Himalaia, em uma festa sem seus familiares, mas acompanhado de jornalistas e de um ministro nepalês, na qual manifestou seu desejo de ajudar os demais quando se recuperar.

"Estou feliz de vê-los todos. Farei algo para contribuir com a sociedade depois que retornar a meu país", disse Liang à Agência Efe no hospital de Katmandu antes de partir seu bolo de aniversário.

Os pais de Liang não puderam comparecer à comemoração no hospital em Katmandu, pois estavam em Taiwan no momento do resgate e se encontram a caminho do Nepal. A festa, no entanto, contou com a participação de jornalistas, profissionais de saúde e, inclusive, do ministro do Turismo do Nepal, Parshuram Tamang.

O jovem, que foi encontrado na quarta-feira por uma equipe de resgate em uma cova após 47 dias desaparecido, mostrou ao pessoal do centro médico seu desejo de comemorar seu 21º aniversário depois de um mês e meio de calvário, no qual se alimentou de água e sal e perdeu sua companheira, Liu Chen-chun.

O diretor do hospital, Chakra Raj Pandey, disse à Efe que a saúde do sobrevivente, que perdeu 30 quilos e tinha um ferimento infectado na perna no momento do resgate, é "completamente bom" e contou que a festa foi realizada a pedido do paciente.

O jovem taiwanês foi encontrado vivo na quarta-feira em uma cova no distrito de Dhading, no centro, do país, aonde chegou após cair de um penhasco gelado junto com sua namorada, de 19 anos, em seu caminho para Lantang, um conhecido destino para aventureiros e montanhistas.

Infelizmente, apenas Liang estava vivo quando a equipe de resgate os encontrou.

De acordo com o relato que fez aos médicos, Liang se alimentou com comida seca durante dias e depois sobreviveu graças à neve e ao sal que trazia consigo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos