Topo

"Recebo todo chefe de Estado", afirma papa sobre possível visita de Trump

29/04/2017 18h18

A bordo do avião papal, 29 abr (EFE).- O papa Francisco afirmou neste sábado que não sabe se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que viajará à Itália no próximo mês de maio, solicitou uma audiência com ele no Vaticano, mas que está disposto a vê-lo.

"Não me informaram ainda da Secretaria de Estado de que tenha feito uma petição, mas eu recebo todo chefe de Estado que pede uma audiência", disse o pontífice aos meios de comunicação, entre eles a Agência Efe, que viajaram com ele a bordo do avião no qual retornou a Roma após sua visita ao Cairo.

O Vaticano explicou na semana passada que perante qualquer petição de audiência com o papa "se faz todo o possível para atendê-la", depois que o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que contataria o Vaticano para falar dessa possibilidade.

O presidente Trump pretende viajar a Taormina (Sicília, sul da Itália) para participar da cúpula dos líderes do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) entre os dias 26 e 27 de maio.

Caso seja confirmada, a primeira reunião entre Trump e o papa aconteceria com o pano de fundo de suas diferentes visões sobre a acolhida de imigrantes e a luta contra a mudança climática.