Topo

Presidente da Venezuela não à assistirá posse de Moreno no Equador

24/05/2017 10h59

Quito, 24 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não participará da cerimônia desta quarta-feira na qual Lenin Moreno será investido presidente do Equador na sede do Parlamento, em Quito, confirmou à Agência Efe uma fonte da Chancelaria equatoriana.

A fonte precisou que Maduro designou uma delegação para lhe representar, mas não detalhou os motivos da suspensão da viagem.

"Acabam de nos informar que o presidente Nicolás Maduro não vem", se limitou a dizer a fonte do Ministério de Relações Exteriores.

Estava previsto que Maduro chegasse por volta das 9h20 local (11h20, em Brasília) ao aeroporto de Quito, poucos minutos antes do início da cerimônia na qual Moreno jurará o cargo.

Segundo a Chancelaria, entre outros presidentes, já estão no Equador Michelle Bachelet (Chile), Evo Morales (Bolívia), Luis Guillermo Solís (Costa Rica), Pedro Pablo Kuczynski (Peru) e Juan Orlando Hernández (Honduras).

Nos últimos dias, grupos de venezuelanos em Quito têm se manifestado diante da sede do movimento governista equatoriano Aliança País (AP, de esquerda) e da embaixada da Venezuela em Quito contra a visita de Maduro ao Equador.

Também no sábado se reuniram em um cêntrico parque para apoiar o chamado mundial a protestar pela situação na Venezuela e em apoio das demandas da oposição desse país.

O Equador é um dos principais destinos de chegada dos venezuelanos que decidem sair do seu país devido à crise.

A última onda de protestos na Venezuela começou em 1 de abril, depois que o Supremo Tribunal de Justiça assumiu as funções do Parlamento, uma medida que depois foi revogada, mas que abriu uma crise nessa nação.

Maduro assinou na terça-feira o decreto com as "bases" para a convocação de uma Assembleia Constituinte integrada por 540 representantes, que longe de dissipar a crise, abriu um novo conflito com a oposição.