Trump chega à Otan para sua 1ª cúpula com os demais integrantes

Bruxelas, 25 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta quinta-feira à sede da Otan em Bruxelas para participar de sua primeira cúpula com os integrantes da Aliança, aos quais pedirá que aumentem a despesa para garantir a defesa comum.

Trump chegou às instalações da Otan sem fazer declarações à imprensa e foi recebido pelo secretário-geral da entidade, Jens Stoltenberg, com quem caminhou pelas novas instalações da organização.

O governante conhecerá um pedaço do muro de Berlim, assim como um monumento cedido pelos EUA em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e o artigo 5 do Tratado de Washington, que se baseia na defesa mútua dos membros em caso de ataque exterior.

Para finalizar a estadia em Bruxelas antes de viajar à cidade de Taormina, na Itália, para a cúpula do G7, Trump participará do jantar de trabalho dos líderes do Conselho de Cooperação do Atlântico Norte em companhia do secretário de Defesa, James Mattis.

Durante a campanha eleitoral no ano passado, Trump qualificou a OTAN como "obsoleta" e, já na Casa Branca, insistiu que os demais membros devem se igualar, de maneira proporcional, ao compromisso financeiro dos EUA com a organização, uma mensagem que deve repetir nesta quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos