Topo

Na Guatemala, Vulcão de Fogo aumenta atividade com até 7 explosões por hora

27/05/2017 02h27

Cidade da Guatemala, 26 mai (EFE).- O vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros da Cidade da Guatemala, aumentou sua atividade durante as últimas horas e apresenta entre 5 e 7 explosões por hora, que levantaram uma coluna de cinza de 4.800 metros de altura sobre o nível do mar.

Segundo um boletim emitido na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), esta coluna se desloca a cerca de 12 quilômetros em direção oeste e sudoeste e já provocou queda de finas partículas de cinza em áreas limítrofes como Morélia, Santa Sófia, Los Yucales e Panimaché I e II.

As explosões são acompanhadas de estrondos moderados e fortes que causam ondas de choque da mesma magnitude que, por sua vez, causam vibrações nos tetos das moradias próximas.

As autoridades acreditam que a atividade pode aumentar nas próximas horas, pelo que não descartam que aconteçam fluxos de lava e se desenvolva, com tudo isso, uma nova erupção.

O monte, de 3.763 metros de altura, fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a cerca de 50 quilômetros da capital, e neste ano teve quatro erupções.

Fogo e Santiaguito, junto com Pacaya, no departamento de Escuintla, são os três vulcões mais ativos dos 32 do país centro-americano.