Topo

Número de mortos por causa das chuvas no Sri Lanka sobe para 164

Membro das equipes de resgate procura por vítimas em vilarejo da cidade de Kalutara - Dinuka Liyanawatte/Reuters
Membro das equipes de resgate procura por vítimas em vilarejo da cidade de Kalutara Imagem: Dinuka Liyanawatte/Reuters

Em Colombo

29/05/2017 02h13

Pelo menos 164 pessoas morreram e 104 estão desaparecidas por causa das chuvas que caem desde a semana passada no Sri Lanka, e que provocaram transbordamentos de rios e deslizamentos de terras no sul e no sudoeste do país, informaram nesta segunda-feira (29) fontes oficiais.

De acordo com o último relatório oficial do Centro de Gestão de Desastres (DMC), o número de desabrigados caiu para 75.236 pessoas, ainda que a população afetada pela situação tenha subido para 471.542 em 15 dos 25 distritos do país.

A chuva diminuiu no domingo, mas se espera que as precipitações das monções se intensifiquem nas próximas horas e inclusive se sinta a influência de uma depressão tropical situada no Golfo de Bengala, da qual já alertaram as autoridades meteorológicas.

O diretor do Departamento de Hidrologia, M. Thuraisingham, informou no domingo que há preocupação porque alguns diques feitos para conter a água têm fendas e vazamentos em diferentes regiões.

O governo do Sri Lanka, país asiático situado numa ilha do Oceano Índico, no extremo sul do subcontinente indiano, fez um apelo à comunidade internacional na busca de ajuda e solicitou apoio logístico e material das Nações Unidas.