Topo

Oposição venezuelana contabiliza 257 feridos após protesto em Caracas

29/05/2017 22h20

Caracas, 29 mai (EFE).- O líder opositor venezuelano Henrique Capriles assegurou nesta segunda-feira que 257 pessoas sofreram ferimentos durante a manifestação antigovernamental de hoje em Caracas, que foi dispersada com bombas de gás lacrimogêneo lançadas por agentes da força pública.

"Temos no dia de hoje 257 feridos", disse Capriles durante uma coletiva de imprensa na qual fez um balanço da jornada e convocou uma marcha amanhã até o Ministério de Interior e Justiça para pedir ao titular dessa pasta que detenha a "repressão" aos protestos.

O líder opositor detalhou que só no município de Baruta foram contabilizados 147 feridos, dos quais 46 apresentaram "traumatismos pelo impacto de bombas de gás lacrimogêneo", 25 sofreram asfixia pelos gases, enquanto outros 64 foram feridos com "balas de borracha, bolas de gude, esferas e barras de metal".

Além disso, declarou que o deputado Carlos Paparoni, que ficou ferido na cabeça ao ser derrubado pelo jato de água lançado por um veículo antidistúrbios, apresentou "traumatismo cranioencefálico", sem maiores detalhes.

Capriles, duas vezes candidato à presidência da Venezuela, cifrou em 62 o número de mortes provocadas até agora pela onda de protestos que começou no último dia 1º de abril, apesar de a procuradoria situar em 59 este total, além de outros mais de mil feridos.