Conselho Muçulmano qualifica de islamofobia incidente em Londres

Em Londres

O Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês) qualificou nesta segunda-feira (19) de "violenta manifestação" de islamofobia o incidente perto de uma mesquita em Londres, em que, após serem atropeladas, uma pessoa morreu e outras oito tiveram que ser hospitalizadas.

O secretário-geral do MCB, Harun Khan, disse à imprensa local que a comunidade muçulmana teve que suportar nas últimas semanas e meses muitas manifestações de islamofobia.

Khan pediu às autoridades britânicas um reforço urgente da segurança nas mesquitas do Reino Unido, visto que está para terminar o mês sagrado do Ramadã e começará a tradicional comemoração muçulmana de Eid ul-Fitr, do término do jejum.

Neil Hall/Reuters
Homem faz oração após atropelamento que deixou um morto e ao menos oito feridos
O atropelamento aconteceu próximo da mesquita de Finsbury Park, que fica perto do estádio do Arsenal e na circunscrição eleitoral do líder trabalhista, Jeremy Corbyn.

"As comunidades muçulmanas pediram durante anos mais medidas para combater o aumento dos delitos por ódio e mais medidas devem ser tomadas agora para enfrentar não só este incidente, senão o importante e preocupante aumento da islamofobia", destacou o secretário-geral do MCB.

"Muitos se sentirão irritados e entristecidos pelo que aconteceu esta noite", acrescentou.

Daniel Leal-Olivas/AFP Photo
Londres amanhece com policiais montando guarda nas ruas de Finsbury Park

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos