Topo

Jornalistas holandeses são finalmente libertados pelo ELN na Colômbia

24/06/2017 04h23

Bogotá, 24 jun (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) libertou na noite de sexta-feira a uma comissão humanitária os dois jornalistas holandeses que estavam sequestrados há uma semana, na região de Catatumbo, no noroeste da Colômbia, informou neste sábado a Defensoria do Povo colombiano.

"Em uma zona rural do Catatumbo, acabaram de ser entregues pelo ELN a uma Comissão da Defensoria do Povo, os dois jornalistas holandeses", disse a entidade.

Os libertados são o jornalista Derk Johannes Bolt e o repórter cinematográfico, Eugenio Ernest Marie Follender, do programa de entretenimento holandês "Spoorloos", quem tinham sido sequestrados pelo ELN no último dia 17, no povoado de Filo Gringo, que faz parte do município do El Tarra, no departamento de Norte do Santander, que pertence Catatumbo.

A Defensoria não informou o local onde eles foram libertados, mas divulgou algumas fotografias onde em que vê os dois homens na escuridão da noite, no que parece ser uma estrada rural, em companhia dos funcionários da entidade.

Em outras fotografias, os holandeses aparecem em aparente bom estado, vestidos com roupa esportiva e bonés da Defensoria, mas acompanhados de guerrilheiros armados do ELN que usam roupa de camuflagem e estavam com rosto coberto com a bandeira do grupo armado.

A libertação de Bolt e Follender terminou com um dia de expectativas, onde o ELN, que está em negociações de paz com o Governo, chegou a anunciar ao meio-dia de ontem a liberdade dos dois holandeses, em uma mensagem do Twitter da Rádio Nacional Pátria Livre (Ranpal), órgão de divulgação da guerrilha.

No entanto, horas depois a Ranpal esclareceu que se tratava de um equívoco e que os holandeses seguiam sequestrados.

A Defensoria também divulgou uma fotografia de um comunicado da Frente de Guerra Nordeste do ELN, que aparentemente foi entregue aos dois jornalistas em que esse grupo diz que Bolt e Follender "foram retidos por um comando do ELN" no dia 17 de junho em, Filo Gringo, durante "operações controle territorial".

Na mesma região, a jornalista colombo-espanhola Salud Hernandez foi sequestrada em maio do ano passado.