Confronto em presídio no sul do México deixa 28 mortos

Em Acapulco

  • David Guzman/Xinhua

    6.jul.2017 - Forças de segurança chegam a prisão após confrontos entre detentos em Acapulco, no México

    6.jul.2017 - Forças de segurança chegam a prisão após confrontos entre detentos em Acapulco, no México

Pelo menos 28 detentos morreram e outros três ficaram feridos em um confronto de duas organizações criminosas rivais ocorrido nesta quinta-feira (6) em uma penitenciária na cidade de Acapulco, no México, informou o porta-voz da Secretaria de Segurança do estado de Guerrero, Roberto Álvarez Herédia.

"A retirada dos corpos foi feita nas áreas do módulo de segurança do corredor do bloco 1, dentro e fora da cozinha", explicou o porta-voz.

Ainda de acordo com ele, havia cadáveres no pátio do bloco 3 e na área de visitas conjugais. Álvarez Herédia atribuiu o confronto à "disputa permanente que existe entre grupos contrários dentro do presídio".

O porta-voz disse que, ao tomar conhecimento dos distúrbios, que começaram por volta das 4h (hora local; 6h de Brasília), o governador de Guerrero, Héctor Astudillo, iniciou uma operação para retomar o controle do centro penitenciário.

"Os agentes tomaram o controle de todas as áreas e módulos e, com apoio da Polícia Federal e da Secretaria da Defesa Nacional, foi garantida a segurança no perímetro externo", explicou.

"(O governador) ordenou que os fatos sejam investigados a fundo e que todo o peso da lei seja aplicado contra os responsáveis pelos diversos crimes", apontou Álvarez Herédia.

Nos últimos 8 anos, houve um total de 347 mortes em brigas generalizadas nas penitenciárias do México. O caso mais grave ocorreu em 11 de fevereiro de 2016, quando 60 detentos morreram em um motim no presídio de Topo Chico, na região metropolitana da cidade de Monterrey.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos