PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Merkel, Macron e Putin se reúnem para analisar crise da Ucrânia

08/07/2017 08h09

Hamburgo (Alemanha), 8 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram neste sábado durante a Cúpula do G20 para analisar a evolução da crise no leste da Ucrânia, informou o governo alemão.

Os três compartilharam um café da manhã de trabalho em um hotel de Hamburgo antes de seguirem para a última jornada de trabalho da reunião das principais potências mundiais.

Alemanha e França atuam como mediadores no conflito entre as autoridades de Kiev e os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia e em 2015 apadrinharam a assinatura dos Acordos de Minsk, onde se traçou um mapa de caminho para conseguir uma saída política ao conflito que foi descumprida por todas as partes.

Em sua primeira reunião lado a lado, realizada na sexta-feira em Hamburgo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Putin também abordaram essa crise e decidiram abrir um "canal bilateral" de comunicação entre Washington e Moscou, sobre a base dos Acordos de Minsk.

Segundo informou o ministro russo de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o governo americano nomeará em breve um representante especial para a Ucrânia, que viajará logo a Moscou para se reunir com o colega russo.

Internacional