Reino Unido diz a Felipe VI que soberania de Gibraltar é inegociável

Londres, 12 jul (EFE).- O governo do Reino Unido disse nesta quarta-feira que a soberania de Gibraltar "não é negociável" e se baseia na vontade de seus cidadãos, em resposta ao discurso do rei Felipe VI da Espanha no Parlamento britânico.

Um porta-voz do Executivo da primeira-ministra, Theresa May, destacou os laços de amizade entre Reino Unido e Espanha, mas apontou que as discordâncias persistem na questão do território.

"Ainda que não concordemos no assunto de Gibraltar, nossa posição é clara: a soberania de Gibraltar não está aberta a negociação", afirmou.

"O povo de Gibraltar expressou repetida e esmagadoramente seu desejo de permanecer sob soberania britânica e o respeitaremos", declarou esta fonte.

O porta-voz apontou que, na negociação do "Brexit", o governo de Londres pretende conseguir um acordo "que funcione para o Reino Unido e para a UE e seus demais membros, inclusive a Espanha, e que funcione também para Gibraltar".

Felipe VI expressou aos parlamentares sua confiança "no diálogo necessário e no esforço" dos dois governos, britânico e espanhol, para alcançar "soluções aceitáveis para todos".

A alusão aos "dois governos" incomodou o Executivo de Gibraltar, cujo ministro-chefe, Fabián Picardo, considerou esta posição "antidemocrática".

"Não há apenas dois governos relevantes, mas três", disse Picardo, que ressaltou que o de Gibraltar "é o mais importante", pois reflete os desejos de seu povo.

"O fato é que a Espanha perdeu Gibraltar há 300 anos e que Gibraltar é britânico desde então", o que, destacou, foi ratificado em dois referendos, em 1967 e 2002, por seus habitantes.

Picardo afirmou que o povo de Gibraltar quer manter uma relação de amizade "normal" com a Espanha, mas não deseja fazer parte deste país. Além disso, o ministro-chefe apontou que hoje em dia "os territórios não podem trocar de rei como peões em um jogo de xadrez".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos