Topo

Hezbollah recupera 70% do território ocupado por jihadistas no Líbano

23/07/2017 11h09

(Atualiza porcentagem de áreas recuperadas)

Beirute, 23 jul (EFE).- A milícia libanesa Hezbollah anunciou neste domingo que "libertou" 70% das áreas que eram controladas pela Organização pela Liberdade do Levante (antiga Frente Al Nusra) nas montanhas de Arsal, no nordeste do Líbano, após dois dias de combates.

Em um comunicado divulgado pelo seu Centro de Informação de Guerra, a milícia xiita também assegurou que o exército sírio e seus aliados "libertaram totalmente as montanhas de Flita", situadas na região de Al Qalamun.

O Hezbollah e as forças de segurança leais ao governo sírio começaram esta sexta-feira uma ofensiva para "libertar da presença de terroristas" as montanhas de Arsal, no lado libanês da fronteira, e os contíguos montes de Al Qalamun, na parte síria.

Antes que começassem as hostilidades, os jihadistas controlavam 90 quilômetros quadrados em áreas montanhosas do nordeste do Líbano e outros 35 quilômetros quadrados na área de Al Qalamun, no lado sírio, segundo a milícia.

O grupo xiita libanês assegurou esta manhã que tinha recuperado o vale de Uwaini, bem como o cume do monte de Shaba al Qala, no leste de Arsal e situado a 2.350 metros de altitude.

Por outra parte, o grupo apontou que em Falita, na área síria dos montes de Al Qalamun, as forças leais a Damasco mataram 23 jihadistas.