Inundações deixam mais de 90 mortos e 50 milhões de atingidos na Índia

Nova Délhi, 26 jul (EFE).- Mais de 90 pessoas morreram e cerca de 50 milhões estão sendo afetadas pelas inundações que atingem o estado de Gujarat, no oeste da Índia, desde o início da temporada de monções no continente asiático, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

O chefe da Defesa Civil de Gujarat, A.J. Shah, indicou que 85% da população do estado, que tem mais de 60 milhões de habitantes, está sofrendo com as inundações.

Desde a chegada das monções em meados do mês passado, mais de 90 pessoas morreram em diferentes pontos da região, principalmente por afogamentos e eletrocutadas, os últimos hoje mesmo, quando 14 integrantes de uma mesma família morreram afogados.

As equipes de emergência resgataram cerca de 1.500 pessoas nos últimos dois dias e levaram outras 14 mil para refúgios temporários devido à previsão de "fortes" chuvas e ao risco de transbordamento de barragens, explicou a fonte.

Shah afirmou, no entanto, que a situação deve melhorar a partir de amanhã, pois é esperada uma diminuição das chuvas.

A Índia sofre neste momento os efeitos das monções, uma época do ano marcada por intensas precipitações e outros incidentes meteorológicos que costumam se estender até setembro.

Nas últimas seis semanas, mais de 50 pessoas morreram e milhões foram afetadas pelas inundações e chuvas no nordeste do país asiático, especialmente no estado de Assam.

Esses incidentes meteorológicos são habituais no sul da Ásia na época de maior intensidade das monções, sobretudo entre julho e agosto, quando as chuvas costumam deixar centenas de mortos e milhões de atingidos na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos