Topo

Israel retira medidas de segurança do acesso à Esplanada das Mesquitas

Palestinos comemoram em Jerusalém na madrugada retirada de barreiras israelenses  - Ahmad Gharabli/AFP
Palestinos comemoram em Jerusalém na madrugada retirada de barreiras israelenses Imagem: Ahmad Gharabli/AFP

Em Jerusalém

27/07/2017 04h03

Israel retirou na madrugada desta quinta-feira (27), no horário local, todas as medidas de segurança das imediações da Esplanada das Mesquitas, causa da violência nas últimas duas semanas. Os palestinos que estão nas cercanias comemoraram.

As cercas de metal e estruturas para câmaras foram desmontadas nesta quinta. Detectores de metal foram retirados um dia antes. Eles faziam fazia parte da lista de exigências feitas pelas autoridades muçulmanas que administram o local à polícia israelense, ontem, segundo o jornal "The Times of Israel".

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, se reunirá nesta quinta com os membros do seu gabinete para tratar do assunto.

Em resposta ao ataque do último dia 14, no qual três árabes israelenses saíram do complexo de Aqsa armados e mataram dois policiais drusos israelenses em uma das entradas para a Cidade Velha de Jerusalém Oriental, Israel instalou medidas de segurança nos acessos à esplanada.

Essas medidas, consideradas pelos muçulmanos como uma violação do status quo do seu terceiro lugar mais sagrado (após Meca e Medina), provocaram protestos e confrontos em Jerusalém Oriental e Cisjordânia, onde quatro adolescentes palestinos foram mortos.

Além disso, um palestino esfaqueou até a morte três membros de uma família de colonizadores, na Cisjordânia.

O disputado recinto, chamado pelos muçulmanos de Haram esh-Sharif e pelo judeu Monte do Templo, é o local mais sagrado do judaísmo, onde, no entanto, os judeus não podem rezar em seu interior - apenas no Muro das Lamentações.