Topo

Cinturões de explosivos de terroristas mortos na Catalunha eram falsos

18/08/2017 07h56

Barcelona (Espanha), 18 ago (EFE).- Os cinturões de explosivos usados pelos cinco supostos terroristas mortos na madrugada desta sexta-feira em Cambrils, na província catalã de Tarragona, eram falsos, confirmaram os Mossos d'Esquadra (Polícia autônoma da Catalunha).

Nesta sexta-feira, a polícia catalã matou cinco indivíduos que responsáveis pelo atropelamento de seis pessoas no Passeio Marítimo desta localidade, que ficaram feridas, entre elas um agente de segurança.

Os mortos usavam cinturões que em um primeiro momento pareciam de explosivos, mas que depois foram verificados como "falsos", segundo determinaram os Técnicos Especialistas em Desativação de Artefatos Explosivos (Tedax).

O responsável de Interior do Governo catalão, Joaquim Forn, afirmou, além disso, que os Mossos d'Esquadra "evitaram um problema maior" neste local com uma atuação "positiva", ainda que seis pessoas tenham ficado feridas e um agente em estado "grave" após o tiroteio no qual os cinco terroristas morreram.

Por outro lado, Forn apontou que os corpos de segurança ainda não sabem para onde se dirigiu o motorista que fugiu após o atropelamento cometido ontem pela tarde em Las Ramblas de Barcelona, nem puderam determinar se o alvo ainda está na capital catalã.

A polícia também lembrou que o veículo percorreu cerca de 350 metros atropelando as muitas pessoas que estavam presentes, motivo pelo qual os agentes não puderam abrir fogo em nenhum momento.