PUBLICIDADE
Topo

Abadi anuncia libertação completa de Tal Afar, no Iraque

31/08/2017 10h17

Bagdá, 31 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, anunciou nesta quinta-feira a libertação da cidade de Tal Afar, no norte do país, após 12 dias de combates contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Informo que Tal Afar seguiu a liberdade da cidade de Mossul e voltou à terra da pátria", anunciou Abadi em um comunicado oficial.

Abadi comentou que as forças iraquianas "acabaram com os terroristas" e "não permitiram que escapassem", em uma aparente alusão às críticas que ele mesmo fez contra o governo sírio e o grupo libanês Hezbollah pelo acordo para evacuar combatentes do EI para o leste da Síria.

O premier classificou como "heróis" os efetivos do Exército, a polícia, as forças antiterroristas e as milícias xiitas da Multidão Popular, tropas que participaram da batalha, e os filhos "de Tal Afar".

A cidade de Tal Afar, vivem aproximadamente 50 mil pessoas, era o último reduto do EI na província de Ninawa, após o grupo ter perdido a capital dessa região, Mossul, em julho.

Além disso, Abadi declarou que os terroristas devem se render ou morrer porque as tropas iraquianas continuarão a ofensiva para reconquistar os territorios que o EI ainda domina no Iraque.

O EI ainda tem presença em Al Hauiya, cidade situada na província de Kirkuk, cerca de 300 quilômetros ao norte de Bagdá, e também uma grande extensão nas regiões desérticas da fronteira com a Síria.