PUBLICIDADE
Topo

Rússia prende 2 jihadistas que planejavam atentar em Moscou nesta 6ª feira

31/08/2017 14h48

Moscou, 31 ago (EFE).- Dois integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foram detidos em Moscou por planejarem atentados na capital russa nesta sexta-feira, dia em que começa o ano letivo e que desta vez coincide com a Festa do Sacrifício muçulmana.

"Um dos detidos publicou um vídeo na internet em que jurava lealdade ao Estado Islâmico", disse um porta-voz do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) à agência "Interfax".

No vídeo, o jihadista deixava clara a intenção de atacar civis com arma branca. Em seu telefone foram encontrados os contatos de seus "tutores" e instruções para fazer o atentado.

Na residência do segundo detido "foram apreendidos artefatos explosivos caseiros de grande potência" e elementos para a sua fabricação.

"O homem confessou que queria se sacrificar", acrescentou o porta-voz dos serviços de segurança.

Ao longo do mês, as forças de segurança russas detiveram quatro pessoas vinculadas ao EI que planejavam efetuar atentados no transporte público e em outros lugares de grande circulação em Moscou. Entre os detidos estavam um emissário do EI, um especialista em preparação de artefatos explosivos e dois terroristas suicidas. EFE

aj/vnm