Aviões russos mataram 1.200 membros do Estado Islâmico em Deir er Zor

Moscou, 6 set (EFE).- A Força Aérea da Rússia intensificou suas ações na Síria durante as duas últimas semanas, tendo realizado mais de 1.400 mil voos para destruir o Estado Islâmico (EI) na região de Deir er Zor, onde matou 1.200 jihadistas.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério de Defesa da Rússia. Ontem, tropas da Síria tomaram o controle da região, que era controlada pelo EI.

"Os aviões de guerra da Rússia realizaram mais de 1.400 saídas, mataram 1.200 terroristas e destruíram grande quantidade de infraestrutura do EI na área de Deir ez Zor", disse o general Sergei Surovikin, comandante das tropas russas na Síria.

O chefe da Direção de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Sergei Rudskoi, destacou que a missão para liberar a cidade, dominada há mais de três anos pelos jihadistas, foi uma "vitória superior" às anteriores por causa da envergadura e a da importância de Deir er Zor.

Rudskoi lembrou que os aviões tiveram apoio da fragata russa Admiral Essen, que lançou ontem do Mar Mediterrâneo mísseis de cruzeiro contra posições do EI horas antes de as tropas leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, tomarem a cidade.

"Por trás das unidades do Exército sírio entraram na cidade colunas com ajuda humanitária. Hoje, se dirigem a Deir er Zor colunas com alimentos, remédios e água potável", indicou o general.

Surovikin esclareceu que a operação das tropas sírias continua nos arredores da cidade, onde os jihadistas estão sendo cercados pelos soldados governamentais.

"Dessa forma, estamos concluindo a operação para liquidar o último grande reduto dos terroristas no território da Sírai", disse o general russo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos