Topo

Furacão "Maria" se afasta de maneira gradual das Bahamas e de áreas povoadas

22/09/2017 22h09

Miami (EUA), 22 set (EFE).- O furacão "Maria", de categoria 3, se afasta cada vez mais das Bahamas e de áreas povoadas, após sua passagem devastadora nesta semana por ilhas do Caribe e por Porto Rico, onde deixou pelo menos seis mortos, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O ciclone mantém ventos máximos constantes de 205 quilômetros por hora e ainda gera ventos com força de tempestade tropical e chuvas torrenciais em Turks e Caicos e no sudeste das Bahamas, onde hoje seus efeitos efeitos foram sentidos.

Segundo o último boletim do NHC, o furacão se encontra 480 quilômetros ao leste das Bahamas Central e 600 quilômetros ao leste-sudeste de Nassau (Bahamas), e se desloca a 15 quilômetros por hora com rumo norte-noroeste.

Após impactar nos últimos dias nas Pequenas Antilhas, em Porto Rico e na República Dominicana, onde provocou inundações e cortes de energia, os meteorologistas do NHC estimam que "Maria" se debilitará nas próximas 48 horas e que fará um giro para o norte no final de semana, afastando-se mais de áreas habitadas.

Os ventos com força de furacão se estendem do centro do ciclone a até 95 quilômetros e os ventos de tempestade tropical são sentidos a até 260 quilômetros, indicou o NHC.

Em Porto Rico, a passagem do furacão matou pelo menos seis pessoas, segundo dados divulgados hoje pelo secretário do Departamento de Segurança Pública, Héctor M. Pesquera, ainda que meios de comunicação locais indiquem que cifra é duas vezes maior.

Em Dominica, 30 pessoas morreram em decorrência dos efeitos de "Maria" no início desta semana, segundo a emissora de rádio estatal "DBS".

No total, os números preliminares apontam cerca de 40 pessoas mortas em todo o Caribe, mas essa cifra deve aumentar nas próximas horas.

Por outro lado, o ciclone "Lee", que se dissipou no início desta semana, voltou a se formar esta tarde no meio do Atlântico com ventos máximos de 55 km/h, sem que represente ameaça para áreas costeiras, segundo o NHC.

A depressão tropical está 1.515 quilômetros ao leste de Bermuda e se desloca para o norte a uma velocidade de translação de 11 km/h. EFE

lce/rsd

(foto)