Topo

Milícias curdas expulsam Estado Islâmico de maior campo de gás da Síria

23/09/2017 10h16

Cairo, 23 set (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e apoiadas pelos Estados Unidos, expulsaram o grupo Estado Islâmico (EI) de dois campos de gás localizados na província de Deir ez Zor, no nordeste da Síria.

O porta-voz do Departamento de Defesa da região autônoma curdo-síria de Al Yazira, Nasr Hach Mansur, afirmou que as forças do Conselho Militar de Deir ez Zor, cuja formação pertence às FSD, tomaram o controle dos campos de gás de Kunico e Al Azaba.

Por sua vez, o Observatório Sírio de Direitos Humanos disse hoje que ocorreram confrontos entre as FSD e os jihadistas do Estado Islâmico nos arredores do campo de Kunico, o maior do país.

O Observatório afirmou que os radicais lançaram contra-ataques contra as milícias curdas, que tentam garantir o controle da região.

O comandante do Conselho Militar de Deir ez Zur, Ahmad Abu Khula, informou em comunicado que suas tropas conseguiram expulsar o EI dos dois campos de gás.

No último dia 9, as FSD iniciaram a operação "Tempestade de Al Yazira" no leste de Deir ez Zor e no sul da província vizinha de Al Hasakah.