Topo

Três bombas atingiram Cabul durante visita de secretário de Defesa dos EUA

27/09/2017 05h35

Cabul, 27 set (EFE).- Três bombas impactaram, nesta quarta-feira, perto do Aeroporto Internacional de Cabul, sem causar vítimas, durante a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, e do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao Afeganistão.

Os disparos aconteceram às 11h10 (horário local, 3h40 de Brasília), nas proximidades do aeroporto e "não deixaram vítimas, assim como não danificaram nenhuma infraestrutura", disse à Agência Efe, o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish.

No momento do impacto, Mattis e Stoltenberg chegavam ao Palácio Presidencial para uma reunião com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.

Antes desse encontro, o secretário de Defesa americano e o secretário-geral da OTAN tinham visitado o quartel-geral da Missão da Aliança Atlântica, em Cabul, para conhecer a situação das tropas internacionais desdobradas no país.

A visita de Mattis a Cabul é a primeira desde o anúncio, no dia 21 de agosto, do presidente americano, Donald Trump, da nova estratégia dos Estados Unidos no Afeganistão, onde revelou um aumento das tropas no país sem data de retirada.

O próprio Mattis, que chega ao Afeganistão após visitar a Índia, concretizou na semana passada que o Pentágono espera que o aumento das tropas seja de cerca de 3 mil soldados.

A guerra do Afeganistão é a mais longa da história dos EUA, que se prolonga já por quase 16 anos e utilizando 11 mil militares, em meio ao ressurgimento da violência e com os talibãs tendo uma forte presença no país.