Topo

Poderoso tufão se aproxima da ilha principal do Japão

Japoneses enfrentam chuva a caminho de posto de votação em Tóquio, neste domingo - Kazuhiro Nogi/AFP Photo
Japoneses enfrentam chuva a caminho de posto de votação em Tóquio, neste domingo Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP Photo

Em Tóquio

22/10/2017 01h39

O poderoso tufão Lan se aproxima neste domingo (22) da ilha principal do Japão, onde trouxe fortes chuvas e risco de deslizamentos de terra que marcam o dia eleitoral no país asiático.

O tufão, "muito grande e muito forte", segundo informa a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), pode tocar o solo japonês já nesta segunda-feira (23), a partir da costa do Pacífico da ilha Honshu, onde fica Tóquio.

No sul do Japão, o tufão estava causando, além de chuvas torrenciais, ventos de até 252 km/h na manhã deste domingo.

O Japão realiza eleições gerais para renovar a Câmara Baixa do Parlamento e se teme que as condições climatológicas adversas possam ter um impacto negativo na participação, que nas eleições de 2014 já caiu para o mínimo histórico de 52,6%.

Um colégio eleitoral da cidade de Kochi, na ilha de Shikoku (sudoeste), teve que atrasar em 20 minutos sua abertura porque os deslizamentos de terra impediram a chegada dos mesários.

Algumas pequenas ilhas do sudoeste do país tiveram votação no sábado, em vez de nesse domingo, para que as cédulas pudessem ser enviadas por barco, mas as fortes ondas impediram que fossem transportadas ao centro de recontagem, informou a cadeia pública NHK.