Topo

Flórida confirma morte por raiva de pessoa mordida por morcego

30/10/2017 16h17

Miami, 30 out (EFE).- As autoridades de saúde da Flórida confirmaram a morte por raiva de uma pessoa que provavelmente contraiu a doença ao ser mordida por um morcego, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Os únicos dados divulgados sobre a pessoa dão conta de que ela morreu no condado Highlands, no centro da Flórida, e que não procurou tratamento médico depois de ser mordida.

Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, no estado o vírus da raiva está presente em animais selvagens, como guaxinins e morcegos, e pode ser transmitido destes para animais domésticos não vacinados contra a doença, o que significa um risco de contágio para os humanos do seu entorno.

"É importante evitar contato direto com os animais selvagens", ressaltou Mara Gambineri, porta-voz do Departamento de Saúde da Flórida ao canal de televisão "WKMG" de Orlando em relação a esta morte.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), desde a década de 90 a morte de humanos por raiva nos Estados Unidos é muito rara.

No máximo ocorrem entre um ou dois casos por ano, e as vítimas costumam ser pessoas que não são conscientes do perigo de terem sido mordidas por animais selvagens infectados e não procuram um médico. EFE

ar/cs