Topo

Forças governamentais sírias derrotam EI e retomam cidade do leste do país

28/11/2017 15h56

Beirute, 28 nov (EFE).- As forças governamentais sírias arrebataram nesta terça-feira do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle da cidade de Al Quria, no leste da província de Deir ez-Zor, segundo informou o Ministério de Defesa.

Em comunicado em seu site, o Ministério afirmou que unidades das forças armadas e seus aliados recuperaram o domínio de Al Quria, situada entre as cidades de Al Mayadin e Al Bukamal, controladas pelas autoridades sírias.

Durante essas operações, os soldados abateram um grande número de combatentes do EI e destruíram suas armas e equipamentos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou a retomada de Al Quria e ressaltou que os soldados governamentais rodeiam atualmente os povoados de Hasarat e Al Saial.

A ONG indicou que se as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, retomarem essas duas cidades terão acabado com a presença do EI ao oeste do rio Eufrates.

Atualmente, as autoridades sírias, que são apoiadas pela aviação da Rússia, controlam mais de 52% de Deir ez-Zor, onde avançaram nos últimos meses frente ao EI, que perdeu as principais cidades da região - sua capital homônima, Al Bukamal e Al Mayadín - e partes do norte, do oeste e do leste.

O EI proclamou um "califado" na Síria e no Iraque no final de junho de 2014 e já no mês seguinte já dominava completamente Deir ez-Zor, exceto alguns bairros da capital e o aeroporto militar.