OMS confirma que Nigéria conteve com sucesso epidemia de cólera

Genebra, 22 dez (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira que a Nigéria conseguiu conter com sucesso uma epidemia de cólera que durou cinco meses na região de Borno, também foco da violência causada pelos jihadistas do grupo Boko Haram e dos combates destes com o exército.

As autoridades nacionais anunciaram nesta quinta-feira o fim da epidemia após duas semanas sem o registro de novos casos.

Nesta onda epidêmica foram contabilizados mais de 5.300 casos que causaram a morte de 61 pessoas desde o último mês de agosto.

A OMS felicitou o governo nigeriano por sua decisão imediata de pôr rapidamente sob controle o surto epidêmico a fim de reduzir a mortalidade e morbidade, ao que contribuiu uma grande campanha de vacinação que imunizou 900.000 pessoas.

"Controlar o cólera no meio de um conflito é uma grande conquista", disse o representante da OMS na Nigéria, Wondimagegnehu Alemu, citado em comunicado.

Uma das razões pelas quais o surto de cólera se transformou rapidamente em epidemia foi porque se propagou em acampamentos de deslocados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos