Topo

Passagem da tempestade tropical Tembin pelas Filipinas deixa 30 mortos

Messan Annam/AFP Photo
Policiais resgatam bebê em cidade filipina após passagem da tempestade tropical Imagem: Messan Annam/AFP Photo

Em Bangcoc

23/12/2017 03h09

Pelo menos 30 pessoas morreram na Filipinas após a passagem da tempestade tropical Tembin, que provocou inundações e deslizamentos de terra na região de Mindanao, no sul do país, informaram neste sábado (23) fontes oficiais.

O porta-voz da polícia do norte de Mindanao, Lemuel Gonda, disse que 19 das mortes ocorreram na cidade de Tubod, na província de Lanao do Norte, a mais afetada pelo temporal, segundo o canal "GMA".

Três pessoas mais morreram em cidade de Bukidnon e outra em Iligan, a capital da província, acrescentou Gonda.

As outras sete vítimas ocorreram na província vizinha de Lanao do Sul, segundo um porta-voz da assembleia da região autônoma de Mindanau Muçulmano, que inclui a região afetada, e onde outras quatro pessoas estão desaparecidas.

O serviço meteorológico local Pagasa elevou hoje o alerta pela tempestade Tembin, que afetará o sul da ilha de Palawan, no oeste do arquipélago, até amanhã.

A previsão é que a tempestade, chamada Vinta pelo órgão, provoque intensas chuvas acompanhadas por ventos constantes de 80 km/h.

Entre 15 e 20 tufões visitam todos os anos a Filipinas durante a temporada chuvosa que, pelo geralmente começa em maio ou junho e termina em novembro ou dezembro.