Topo

Seul propõe a Pyongyang um diálogo entre as Coreias na próxima semana

Soldados sul-coreanos patrulham fronteira perto da zona desmilitarizada que divide as duas Coreias, em Paju, na Coreia do Sul - Kim Hong-Ji/ Reuters
Soldados sul-coreanos patrulham fronteira perto da zona desmilitarizada que divide as duas Coreias, em Paju, na Coreia do Sul Imagem: Kim Hong-Ji/ Reuters

Em Seul

02/01/2018 06h12

A Coreia do Sul propôs nesta terça-feira (2) à Coreia do Norte a realização de conversas de alto nível na próxima semana, em relação a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeong Chang 2018.

O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho  Myoung-gyon, propôs que as duas Coreias se reúnam na próxima terça-feira, dia 9, na aldeia da trégua de Panmunjon, dentro da Zona Desmilitarizada, lugar habitual deste tipo de encontros.

A proposta acontece depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou na véspera no seu discurso de Ano Novo que está aberto ao diálogo com o Sul para que seu país envie uma delegação para os Jogos de Inverno que acontecerão em território sul-coreano entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

"Esperamos que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte se sentem para falar da participação de Pyongyang nos Jogos e em formas de melhorar as relações entre os países de uma maneira franca", disse Cho, em declarações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

Caso Pyongyang aceite a proposta e aconteça a reunião na próxima semana, seria o primeiro contato deste tipo em mais de dois anos entre as duas Coreias.

Os canais de comunicação habituais entre os dois países não estão operando desde fevereiro de 2016, quando a Coreia do Norte cancelou em protesto pela decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaesong.

Neste sentido, o ministro da Unificação disse que a reunião significaria a "restauração imediata" destes canais de comunicação e que agora as duas Coreias devem negociar a agenda do encontro, assim como a composição das delegações.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos de PyeongChang.