Morrem 3 policiais em confrontos com manifestantes sufistas em Teerã

Teerã, 19 fev (EFE).- Três polícias morreram nesta segunda-feira em confrontos com manifestantes de um grupo sufista que protestavam pela recente detenção de um dos seus membros veteranos no norte de Teerã, perto da casa de um líder religioso do movimento.

Os polícias falecidos cumpriam seu serviço em uma delegacia da conhecida avenida Pasdaran quando foram atropelados por um ônibus do grupo sufista Dervishes de Gonabadi, segundo as agências de notícias "Irna" e "Fars".

O porta-voz da polícia, Said Montazerol Mahdi, disse que os agressores foram detidos e advertiu que as forças da ordem enfrentarão "com determinação os que perturbem a segurança".

A avenida Pasdaran e a rua paralela Paidar Fard ficaram tomadas pelas forças antidistúrbios e por policiais à paisana na altura da citada delegacia, segundo pôde constatar a Agência Efe.

Os Dervishes de Gonabadi, que praticam a doutrina sufista do islã, sofrem perseguição e discriminação das autoridades iranianas.

Os protestos de hoje buscavam denunciar a detenção de um dos seus membros destacados, Nematolah Riahi, que foi preso recentemente quando tentava visitar o líder sufista Nur Ali Tabandeh,

Os seguidores do grupo temem que Tabandeh também seja detido e, de fato, nas redes sociais já há convocações para que as pessoas compareçam à região para proteger este líder e para pedir a libertação de Riahi.

Vários vídeos divulgados nas redes sociais mostram dezenas de pessoas reunidas, algumas levando pedaços de pau, e contêineres incendiados.

Em um dos vídeos, um dos manifestantes diz a um policial: "Até que não liberem nosso irmão não sairemos daqui, e os demais dervishes estão chegando".

No último dia 4 de fevereiro, já ocorreram enfrentamentos similares na avenida Pasdaran, que terminaram com várias detenções de membros do grupo sufista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos