Topo

Escócia ativa alerta vermelho pelo temporal de neve e pede precaução

28/02/2018 10h46

Edimburgo (R.Unido), 28 fev (EFE).- As autoridades da Escócia ativaram nesta quarta-feira alerta vermelho, o mais elevado, em previsão à intensificação do temporal de neve que castiga todo o Reino Unido nas próximas horas e aconselharam que sejam evitados os deslocamentos que não forem estritamente necessários.

Em um comunicado, o Escritório Meteorológico britânico (Met) informou que as nevascas que já afetam a região escocesa "se intensificarão ao longo do dia e durante a noite" e pode ser que em alguns locais "alcance entre 20 e 30 centímetros e possivelmente até 40 em zonas montanhosas na quinta-feira".

Perante o risco que este nível de alerta supõe "para a vida", a agência pediu à população que evite os trajetos perante o risco de que veículos e passageiros fiquem presos nas estradas que previsivelmente serão bloqueadas e advertiu sobre os numerosos atrasos e cancelamentos de voos e serviços de ônibus e trem.

Especialmente, as autoridades recomendaram aos habitantes das zonas rurais que estejam preparados perante a possibilidade de ficar isolados durante vários dias e de sofrer cortes no fornecimento de eletricidade e outros serviços.

As áreas da Escócia mais afetadas são a capital, Edimburgo, a maior parte da área de Glasgow e zonas do oeste da região.

Entre os serviços aéreos afetados pela intensa neve figuram alguns voos programados no aeroporto de Glasgow, que estará fechado até esta tarde em função do estado da pista.

A quantidade de neve acumulada e as temperaturas abaixo de zero que chegaram a 12 graus abaixo de zero em algumas partes do país provocaram o fechamento de colégios e somente na Escócia há 400 escolas que hoje não abriram suas portas.

Em uma mensagem do Twitter, a ministra principal escocesa, Nicola Sturgeon, pediu aos cidadãos que sigam as indicações da polícia e as autoridades locais com o objetivo de garantir sua segurança.