Topo

Vaticano se despede de Stephen Hawking, que conheceu 4 papas

14/03/2018 11h47

Cidade do Vaticano, 14 mar (EFE).- Os organismos científicos do Vaticano prestaram homenagem nesta quarta-feira ao astrofísico Stephen Hawking, que morreu nesta quarta-feira aos 76 anos e que, apesar de se declarar ateu, era membro da Pontifícia Academia das Ciências e foi recebido pelos últimos quatro pontífices.

Dirigido por Marcelo Sánchez Sorondo, a instituição expressou em mensagem no Twitter sua "profunda tristeza" pelo falecimento do seu "excepcional membro" que "foi tão fiel à academia".

Já o Observatório do Vaticano, dirigido pelo astrônomo Guy Consolmagno, destacou "a enorme contribuição científica que deu à cosmologia quântica" e elogiou "a coragem que teve para enfrentar a doença".

O primeiro pontífice que Hawking encontrou foi Paulo VI, em 1975, quando tinha 33 anos durante uma reunião da Pontifica Academia de Ciências. A foto em que o papa se ajoelha na frente do físico para dar a ele a Medalha de Ouro Pio XI pelos estudos sobre o buraco negro se tornou emblemática.

O cientista também conheceu João Paulo II, Bento XVI e a última vez que esteve no Vaticano foi em novembro de 2016 quando se encontrou com Francisco.