Milhares de pessoas protestam na Tailândia contra construção em área natural

Bangcoc, 29 abr (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram hoje na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, contra um complexo governamental que está sendo construído aos pés de Doi Suthep, uma montanha de floresta e coroada com um venerado templo budista.

Os manifestantes que levavam na sua maioria uma fita verde, símbolo da natureza, reivindicaram às autoridades derrubar o complexo de casas que se levanta em um terreno declarado antiga floresta e depois apto para urbanizar.

O protesto transcorreu pela parte antiga de Chiang Mai em um clima de normalidade e acabou no monumento aos Três Reies, situado em frente ao Centro cultural e artístico da urbe, segundo os organizadores.

Um dos organizadores da manifestação, a Fundação Seub Nakhasathien, qualificou o projeto urbanístico como um atentado contra as florestas tailandesas.

As autoridades dizem que as obras estão sendo feita em solo edificável junto ao Parque Nacional Doi Suthep-Pui e não invadem nenhuma floresta protegida.

A rejeição a este complexo governamental chegou até o primeiro-ministro da Tailândia, o general Prayut Chan-ocha, que deve se pronunciar sobre o assunto em maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos