Trump comemora captura dos 5 líderes "mais procurados" do Estado Islâmico

  • Foto: AFP

    Combatente leva bandeira do autodenominado Estado Islâmico

    Combatente leva bandeira do autodenominado Estado Islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta quinta-feira (10) a captura recente dos cinco líderes "mais procurados" do grupo terrorista Estado Islâmico, entre eles Abu Zeid al  Iraqi, um dos principais colaboradores do líder da organização terrorista, e Abu Bakr al  Baghdadi.

"(Os) cinco líderes mais procurados do EI acabam de ser capturados", disse Trump no Twitter, em referência a uma operação coordenada pelas agências de inteligência de Iraque e EUA, que conseguiram prendê-los.

Entre os capturados, estão quatro líderes iraquianos da organização terrorista e um sírio, informou o jornal The New York Times, que citou funcionários iraquianos.

A captura dos terroristas escondidos na Síria e na Turquia representa uma grande vitória para os corpos de inteligência iraquiano e americano.

Dois funcionários iraquianos explicaram ao NYT, sob condição de anonimato, que seguiram a pista de vários dos detidos durante meses, e que, no começo do ano, conseguiram informação de inteligência que os levou à captura dos mesmos.

Uma unidade iraquiana responsável pelas missões encobertas rastreou um dos detidos, Ismail  Alwaan al  Ithawi, conhecido como Abu Zeid al  Iraqi, em seu deslocamento da Síria para a cidade turca de Sakarya, que fica cerca de 100 quilômetros a leste de Istambul.

Abu  Zeid al  Iraqi, um dos principais colaboradores do líder máximo do EI, Abu Bakr al Baghdadi, vivia na Turquia com sua esposa síria sob a identidade de seu irmão.

O terrorista, encarregado de realizar transferências bancárias para as contas que o EI tem em diferentes países e homem de confiança de Baghdadi, foi capturado pelas autoridades turcas e entregue ao Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos