Crianças imigrantes são baleadas por policiais ao tentarem entrar na Croácia

Em Zagreb

  • Elvis Barukcic/AFP

    Por fazer fronteira com a Croácia, a Bósnia se tornou uma nova alternativa para muitos refugiados que fogem de conflitos no Oriente Médio e na África

    Por fazer fronteira com a Croácia, a Bósnia se tornou uma nova alternativa para muitos refugiados que fogem de conflitos no Oriente Médio e na África

Duas crianças ficaram feridas depois de serem baleadas ontem à noite quando a Polícia da Croácia atirou contra uma caminhonete que transportava 29 imigrantes irregulares e furou o controle da fronteira entre Bósnia e Croácia, informaram fontes policiais nesta quinta-feira.

As crianças, que não tiveram as nacionalidades reveladas, estão internadas na cidade de Zadar, perto de onde aconteceu a ação. Elas não correm risco, de acordo com a agência "Hina", que cita fontes da Polícia.

Conforme a agência, os policiais abriram fogo quando o motorista ignorou as advertências e acelerou para o controle estabelecido pela polícia na estrada. Depois de o veículo ter parado, o motorista fugiu pela floresta e a polícia encontrou na caminhonete 29 imigrantes feridos pelos disparos, entre eles duas crianças. Várias pessoas, feridas pelo abrupto movimento do carro, foram atendidas no hospital de Gospic.

A Bósnia se tornou uma nova alternativa para muitos refugiados que fogem de conflitos no Oriente Médio e na África para a Europa. As autoridades bósnias registraram neste ano a chegada de 4.870 imigrantes, conforme dados do Ministério da Segurança, 549% a mais do que em todo 2017. A maioria tenta passar da Bósnia para Croácia, e de lá para Eslovênia, o país mais próximo da Zona de Schengen, de livre circulação na União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos