Topo

Forças governamentais do Iêmen atacam aeroporto de Al Hudeida

19/06/2018 06h17

Sana, 19 jun (EFE).- As forças governamentais do Iêmen, apoiadas pela coalizão árabe, iniciaram nesta terça-feira um novo ataque ao assalto ao aeroporto internacional da cidade de Al Hudeida, no litoral do Mar Vermelho, informaram fontes militares.

As tropas superaram a cerca do complexo do aeroporto e se dirigiram para os principais edifícios do local, com o apoio de helicópteros Apaches e dos bombardeios das caças da coalizão liderada pela Arábia Saudita, segundo as fontes.

Nos bairros do sul de Al Hudeida, vizinhos ao aeroporto, podiam escutar os bombardeios e o impacto de projéteis de artilharia, relataram testemunhas à Agência Efe.

Centenas de moradores do bairro da Al Rabsa, ao lado do aeroporto, abandonaram as suas casas e foram andando para o centro da cidade para fugir dos confrontos, que causaram danos materiais a vários edifícios da região, segundo as fontes.

Segundo fontes militares, os combates mais intensos acontecem no leste do complexo aéreo, onde se encontra um quartel militar.

A ofensiva contra Al Hudeida, principal porto controlado pelos rebeldes houthis, começou há uma semana, apesar dos esforços da ONU para evitar que os combates alcancem a cidade, onde vivem cerca de 600 mil civis.

No último sábado, as tropas governamentais assumiram o controle do aeroporto, mas o abandonaram horas depois por uma contraofensiva dos houthis.