Topo

Ataque contra Departamento de Educação no Afeganistão deixa 2 mortos

11/07/2018 05h28

Cabul, 11 jul (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em um ataque insurgente contra o Departamento de Educação da cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, onde continuam os confrontos com as forças de segurança, que tentam resgatar vários funcionários que seguem presos no local.

"Você pode ver dois corpos na área do ataque, mas ainda não há informações suas identidades. Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas em estado crítico, e foram levadas para o hospital provincial", disse à Agência Efe, o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai.

O ataque começou por volta das 9h30 (horário local, 2h de Brasília), no oeste de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, e até o momento foram ouvidas duas explosões no local.

Khogyanai acrescentou que já esvaziaram um prédio próximo ao Departamento de Educação, mas se movem "lentamente e com cuidado", então a operação levará tempo.

Em meados do mês passado, quatro insurgentes morreram e dez civis ficaram feridos em um ataque contra a sede provincial do Ministério da Educação em Jalalabad. Desta vez, o alvo é o Departamento de Educação para a cidade e não para a região.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado em Nangarhar, onde estão tantos os talibãs como o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que tem seu bastião nesta região.

Este é o terceiro grande ataque neste mês que atinge a cidade, depois que ontem 11 pessoas morreram, na sua maioria civil, e outras quatro ficaram feridas em um atentado suicida contra um posto de controle das forças de segurança.

No início do mês, Jalalabad foi palco de um atentado suicida que terminou com as mortes de 19 pessoas e deixou outras 21 feridas, na sua maioria membros das minorias hindus e sikh, coincidindo com uma visita do presidente afegão, Ashraf Ghani.