Topo

Inundação no norte do Afeganistão deixa pelo menos 10 mortos

12/07/2018 08h08

Cabul, 12 jul (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e centenas foram deslocadas por uma inundação provocada pelo derretimento de várias geleiras sobre um lago na província de Panjshir, no norte do Afeganistão, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

"As nossas informações iniciais mostram que dez pessoas, entre as quais estão várias mulheres, morreram, embora o número possa aumentar nas próximas horas", afirmou o porta-voz do governador provincial, Abgdul Wadoud Alimardan.

Segundo Alimardan, o desastre natural ocorreu durante a madrugada, quando as elevadas temperaturas provocaram o derretimento de várias geleiras, que caíram sobre um lago situado no distrito de Khenj e causaram inundações vale abaixo.

"Centenas de casas, lojas e centenas de hectares de terra cultiváveis também foram destruídas pela inundação", acrescentou Almardan.

O porta-voz afirmou que centenas de residentes do vale puderam fugir de suas casas a tempo e se refugiar em zonas elevadas durante a noite após o barulho incomum do rio os alertar.

"Se os moradores não tivessem fugido de suas casas para zonas seguras, a tragédia poderia ter sido mais mortal", disse.

Alimardan explicou que a inundação também destruiu algumas partes da estrada que conecta a província de Panjshir com Cabul, por isso que o Governo enviou maquinaria para reabrir a rota.

O porta-voz da Autoridade afegã de Gestão de Desastres, Hashmat Khan Bahaduri, afirmou à Efe que o Governo utilizou helicópteros para transportar várias equipes de resgate à zona.

Bahaduri acrescentou que mais de 250 casas foram destruídas pela inundação, embora ainda seja cedo para fazer uma avaliação completa dos danos.

No Afeganistão, as inundaçõessão frequentes, especialmente por causa das fortes precipitações durante o período de monção entre junho e setembro, e deixam a cada ano grandes danos pessoas e materiais.

O país viveu em 2014 um dos seus piores desastres naturais, quando um deslizamento de terras, provocado pela chuva, causou a morte de mais de 2 mil pessoas no nordeste do Afeganistão, uma zona remota castigada por desastres naturais e carente das infraestruturas necessárias.