Topo

Maduro aprova verba para enfrentar crise na saúde da Venezuela

FEDERICO PARRA / AFP
Imagem: FEDERICO PARRA / AFP

21/07/2018 22h23

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou neste sábado (21) investimentos na ordem de cerca de US$ 344 milhões para atender a crise no setor de saúde vivida no país e que motivou protestos de médicos e enfermeiros há 27 dias.

Ao final de uma reunião com a vice-presidente, Delcy  Rodríguez, o ministro de Saúde, Carlos Alvarado, e a presidente do Instituto Venezuelano dos Seguros Sociais (IVSS), Magaly Gutiérrez, Maduro anunciou as verbas que serão destinadas a melhorar os serviços dentro dos quase 300 hospitais públicos do país.

Ele explicou que todo este dinheiro será usado para importar remédios de consumo em massa, geralmente poucos na Venezuela, assim como para otimizar o atendimento a pacientes oncológicos, transplantados, com doenças renais ou crônicas e de pessoas infectadas com o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV).

O presidente venezuelano ressaltou que estes recursos poderão ser alocados diretamente em euros ou em seu equivalente em petro, a criptomoeda lançada por seu Governo para enfrentar as sanções econômicas que lhe impuseram vários países.