Topo

Novo terremoto, desta vez de magnitude 5,9, volta atingir ilha na Indonésia

5.ago.2018 - Um terremoto abalou neste domingo a ilha indonésia de Lombok - Sonny Tumbelaka/AFP
5.ago.2018 - Um terremoto abalou neste domingo a ilha indonésia de Lombok Imagem: Sonny Tumbelaka/AFP

09/08/2018 04h32

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu, nesta quinta-feira, o noroeste da ilha de Lombok, onde outro tremor ocorrido no último domingo deixou um balanço provisório de 168 mortos, cerca de 1,5 mil feridos e 156 mil desabrigados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade e a 23 quilômetros de Mataram, capital da província, segundo dados preliminares.

Por sua vez, a agência indonésia disse que o terremoto foi de magnitude 6,2 e sua profundidade de 12 quilômetros.

O tremor afetou edifícios que já estavam danificados, enquanto as pessoas saíam apavoradas pelas ruas, escreveu em mensagem do Twitter, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

Mais cedo, ele tinha atualizado para 168 os mortos, onde ressaltou que os dados oficiais são "lentos", mas confiáveis devido ao processo de verificação com o qual trabalham.

Sutopo citou em sua publicação os números informais apresentados por outras entidades, que em alguns casos aumentam para 381 a quantidade de mortos.

Ontem à noite em comunicado, o representante da BNPB pediu "cautela para garantir que os dados estão corretos" e pede para a mídia utilizar os números da BNPB.

Além disso, a agência situa em 1.467 as pessoas que foram hospitalizadas por causa dos ferimentos e deixa em 156 mil o número de deslocados.

As equipes de busca e resgate continuam hoje com seus trabalhos para localizar vítimas ou sobreviventes sob os escombros das milhares de casas destruídas.

A Indonésia fica sobre o chamado "anel de fogo" do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde são registrados 7 mil terremotos por ano, a maioria deles de intensidade moderada.