Topo

Sucessores de Bush pai na Casa Branca ressaltam seu legado político

2018-12-01T14:08:00

01/12/2018 14h08

Washington, 1 dez (EFE).- Os sucessores do ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush lamentaram neste sábado seu falecimento e destacaram seu legado do político.

"Junto com seu serviço de toda a vida dedicada ao país, lembraremos do presidente Bush por sua dedicação à sua família, especialmente o amor por sua esposa, Barbara", afirmou o atual presidente dos EUA, Donald Trump, em comunicado conjunto com sua esposa, Melania.

Trump também publicou uma mensagem no Twitter na qual disse que todas as vezes em que esteve com o ex-presidente viu "sua absoluta paixão pela vida e um orgulho verdadeiro por sua família".

Além disso, Trump lembrou que Bush pai conduziu os EUA e o mundo a um "pacífico e vitorioso fim da Guerra Fria" graças ao seu "bom senso e uma liderança inabalável".

Por vez, o ex-presidente Barack Obama (2009-2017) disse hoje que os EUA perderam "um patriota e um humilde servidor", que durante 70 anos serviu à população americana em várias posições, sendo piloto de guerra, embaixador na ONU, congressista, diretor da CIA, vice-presidente e presidente.

"A vida de George H. W. Bush é um testemunho de que o serviço público é um ofício nobre e alegre. Seu legado jamais será igualado, contudo ele gostaria que todos tentássemos", indicou Obama em comunicado assinado junto à sua esposa, Michelle.

O sucessor imediato de Bush pai no Salão Oval, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), agradeceu por "uma grande e longa vida de serviço, amor e amizade".

"Hillary e eu choramos a perda do presidente George H. W. Bush. Estou grato por cada minuto que passei com ele e sempre considerarei nossa amizade como um dos maiores presentes da minha vida", escreveu hoje Clinton em sua conta no Twitter.

Depois da morte de Bush pai, Obama, Clinton, Jimmy Carter (1977-1981) e Bush filho (2001-2009), que foi quem deu a notícia nesta sexta-feira, são os ex-presidentes americanos que continuam vivos.

George W. H. Bush morreu ontem oito meses depois do falecimento de sua esposa, Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos.

Mais Notícias