Topo

Após polêmica, Corbyn nega ter chamado Theresa May de "mulher estúpida"

19/12/2018 15h26

Londres, 19 dez (EFE).- O líder da oposição no Reino Unido, o trabalhista Jeremy Corbyn, negou nesta quarta-feira ter chamado a primeira-ministra do país, Theresa May, de "mulher estúpida".

A polêmica dominou a sessão da Câmara dos Comuns hoje após as câmeras do prédio terem gravado Corbyn dizendo o que parecia ser a expressão "mulher estúpida" depois de um discurso de May.

Corbyn negou a acusação e disse que falou "gente estúpida". Segundo o trabalhista, ele queria se referir aos que "querem transformar um debate sobre a crise nacional derivada do Brexit em uma pantomima".

"Sou completamente contrário à linguagem sexista ou misógina de qualquer tipo", ressaltou o líder da oposição.

O presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, disse que ninguém pode estar "100% seguro" do que Corbyn disse, nem mesmo um especialista em leitura labial.

Apesar da defesa do colega de parlamento, Bercow afirmou que é fácil supor que o líder trabalhista disse "mulher estúpida". No entanto, o político lembrou que Corbyn não se dirigia aos colegas deputados no momento, mas sim a um aliado que estava próximo.

A confusão começou depois de um deputado conservador criticar Corbyn pelo ataque à May. A denúncia foi feita depois da divulgação do vídeo pelo site "Corbyn The Red Roar". EFE