Topo

Terremotos de magnitude 7,5 e 7,4 abalam península de Kamtchatka, na Rússia

20/12/2018 18h20

Moscou, 20 dez (EFE).- Dois terremotos simultâneos, de magnitudes 7,5 e 7,4 na escala Richter, sacudiram nesta sexta-feira (data local) o litoral da península russa de Kamtchatka, banhada pelo Oceano Pacífico, informou o serviço geofísico local.

Registrados às 5h01 (horário local; 15h01 de quinta-feira em Brasília), os dois tremores tiveram epicentro a menos de 200 quilômetros de Kamtchatka. O abalo de magnitude 7,5 ocorreu a 85 quilômetros de profundidade, e o outro a 40 quilômetros de profundidade, ambos no mar de Bering.

Os moradores de cidade de Nikolskoye, na ilha de Bering, sentiram tremores de magntide 5, e na capital da península, Petropavlovsk-Kamchatski, de magnitude 2.

O Ministério para Situações de Emergência da Rússia informou que o terremoto não deixou vítimas na região, uma das com maior atividade sísmica do planeta e famosa pelos seus 68 vulcões, 29 deles ainda ativos.

O Centro de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos chegou a divulgar um alerta de tsunami para uma área de 300 quilômetros em torno do epicentro do terremoto, mas pouco depois informou que as ondas decorrentes do fenômeno não ultrapassariam 1 metro de altura.

Serviços de emergência foram às localidades mais próximas do epicentro para comprovar que não havia rachaduras em pisos, paredes e tetos de casas e edifícios.

Kamtchatka é uma região de 270 mil quilômetros quadrados, mas que é habitada por apenas 320 mil pessoas. EFE