Topo

Americano é detido na Rússia sob suspeita de espionagem

31/12/2018 07h29

Moscou, 31 dez (EFE).- O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, antiga KGB) anunciou nesta segunda-feira a detenção em Moscou de um cidadão americano sob suspeita de espionagem.

"Em 28 de dezembro agentes do FSB detiveram em Moscou um cidadão americano, Paul Whelan, enquanto realizava atividades de espionagem", afirma o comunicado oficial.

O FSB acrescentou que começou um processo penal contra Whelan em virtude do artigo 276 do código penal (espionagem).

Além disso, a nota oficial acrescenta que continuam as investigações sobre o caso de inteligência, crime que na Rússia é passível de pena de até 20 anos de prisão.

Nos últimos meses o FSB denunciou um aumento das atividades de espionagem de outros países em território russo em resposta a acusações similares das Chancelarias ocidentais.

Moscou denunciou várias tentativas de interferir nas eleições presidenciais de março deste ano, nas quais o presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito.

Em meados de dezembro, Putin negou que Moscou tomará medidas de represália contra Washington pela detenção de cidadãos russos nos EUA acusados de espionagem.

Putin, que afirmou que em tal terreno é preciso ser "muito cuidadoso", negou que a Rússia vá "capturar pessoas inocentes só para permutá-las por alguém".

Além disso, criticou o processo aberto nos EUA contra a cidadã russa Maria Butina por conspirar contra o Estado e desmentiu sua confissão de que trabalhou para o Kremlin. EFE