Topo

Em carta, Alberto Fujimori afirma que final da sua vida está próximo

23/01/2019 22h46

Lima, 23 jan (EFE).- O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, afirmou nesta quarta-feira que o final da sua vida "está próximo" e se perguntou se os quase 12 anos que esteve preso não foram suficientes, em carta compartilhada na sua conta do Twitter acompanhada por uma fotografia sua.

A poucas horas de retornar à prisão para terminar de cumprir sua sentença de 25 anos de prisão, Fujimori escreveu em carta que "estou há quase 12 anos presos e hoje estão me levando de novo à prisão. Não é o suficiente?".

O ex-mandatário de 80 anos se dirigiu aos seus filhos e netos para dizer-lhes que tem certeza que "o julgamento da história será mais justo que o julgamento dos inimigos políticos".

"E que quando todas estas injustiças tenham terminado, olhem o Peru que hoje temos e me lembrem com a convicção de que tudo de ruim que tive que viver, ao final da minha vida, valeu a pena", declarou Fujimori na carta de próprio punho.

O ex-governante (1990-2000) recebeu alta médica da clínica particular Centenário nesta quarta-feira, depois de ter permanecido internado 112 dias, e será enviado por agentes penitenciários à prisão de Barbadillo para terminar de cumprir sua pena por crimes contra a humanidade.

Nessa prisão Fujimori esteve aprisionado entre 2007 e 2017 quando recebeu o indulto outorgado pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, mas um juiz o revogou em outubro do ano passado por irregularidades na sua tramitação.

No meio de grande expectativa da imprensa, o filho mais novo do ex-mandatário, Kenyi Fujimori, chegou hoje à clínica para acompanhar seu pai antes que seja levado à prisão.

Nos arredores da clínica permanecem dezenas de simpatizantes pedindo a liberdade de Fujimori em protesto contra seu regresso à prisão e a revogação do seu indulto. EFE