Topo

Número de migrantes mortos em naufrágio de 2 barcos no Djibuti sobe para 30

30/01/2019 12h24

Nairóbi, 30 jan (EFE).- O número de mortos no naufrágio de dois barcos perto do litoral do Djibuti, nos quais viajavam mais de 100 migrantes, subiu para 30, informou nesta quarta-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A tragédia ocorreu ontem perto da cidade de Godorya, onde equipes da Guarda Costeira lançaram uma operação de busca e salvamento com dois navios e, até o momento, foram encontrados 16 sobreviventes.

Segundo testemunhas do acidente, as embarcações afundaram meia hora depois de zarpar, por causa da sobrecarga e das ondas intensas.

"Este trágico fato demonstra os riscos os quais os migrantes vulneráveis devem enfrentar quando, de maneira inocente, buscam uma vida melhor", afirmou a chefe de missão da OIM no Djibuti, Lalini Veerassamy, em comunicado.

Lalini também disse que "o governo do Djibuti sempre mostrou empatia e liderança regional neste assunto tão grave", e ressaltou a vontade da OIM de continuar apoiando as autoridades do país para evitar casos similares.

O litoral do Djibuti é um ponto habitual de partida para migrantes de países do Chifre da África, como Somália, Etiópia e Eritreia, com destino ao Iêmen, para de lá tentarem emigrar a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outras nações em busca de trabalho.

Segundo dados divulgados hoje pelo Projeto de Migrantes Desaparecidos da OIM, pelo menos 199 pessoas se afogaram nesta parte do litoral do Djibuti desde 2014. EFE